Guia Definitivo: O que fazer em Morro de São Paulo

o que fazer morro de são paulo

Essa é para quem é apaixonado por praias paradisíacas com certas doses de agito. Hoje faremos um roteiro do que fazer no Morro de São Paulo, na Bahia, um dos destinos mais amados lá no Pinguim App.

Bora descobrir porque esse destino é tão mágico.

 

Quanto tempo?

Tem muita coisa para fazer no Morro de São Paulo. Ao mesmo tempo também é um destino que pode ser curtido sem nenhuma pressa ou várias vezes ao ano.

O ideal é de 4 a 5 dias, mas em 2 ou 3 já dá para curtir bastante e ficar com gosto de “quero mais”.

Inclusive aqui temos dois pacotes perfeitos para 5 dias em Morro de São Paulo.

Veja esta primeira opção com 4 pousadas para curtir com amigos, além dessas opções contamos com esta outra opção com 3 pousadas mais luxosas.

Importante, independentemente da quantidade de noites que você pretenda ficar, não esqueça que o destino é um MORRO, porém as malas devem ser pequenas, pois a quantidade de roupa que vai utilizar é mínima, o destino é 100% praia!

Caso leve malas, existem carregadores de mala que cobram uma taxa por mala entre 10 a 20 reais dependendo o tamanho dela.

Como chegar?

Essa informação é muito importante, pois há muitas formas de chegar na Ilha e todas com impacto diferente no seu bolso e tempo.

Táxi aéreo (avião)

Essa é a opção mais cara, porém mais rápida para chegar lá. Além disso, é uma boa opção para quem tem problemas com enjoo no mar e não quer encarar uma travessia marítima.

Catamarã ou lancha

Outra opção é pegar o Catamarã no Terminal Marítimo em Salvador.

É a opção mais barata, mas pode ser um problema para quem enjoa, já que algumas vezes o mar está agitado.

Esse problema piora se você escolher ir de lancha.

Mas claro, essa ressalva é só para quem tem enjoos. Se você não tem, é uma bela (e mais barata) aventura!

Semi-terrestre

Essa pode também ser uma opção barata e uma alternativa interessante para quem quer evitar os enjoos marítimos (mas uma parte do trajeto é inevitável pegar lancha). Porém é a mais demorada, levando entre 3 ou 4 horas partindo de Salvador.

Você pode ir por conta própria ou contratar um serviço de transfer.

Optando por ir por conta própria, você deve:

1 – Salvador/ Itaparica – pegar um barco ou ferryboat no Terminal São Joaquim, em Salvador, e seguir até o terminal Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.

2 – Itaparica/ Valença – Entre o terminal Bom Despacho e Valença você pode optar entre pegar uma van (informal) ou um táxi até um cruzamento na estrada – onde passam ônibus que levam até Valença. Você também pode fazer esse trajeto de táxi, que terá um valor mais elevado.

3 – Lá em Valença existe um pequeno terminal marítimo com lanchas que vão até Morro de São Paulo.

Outra opção é ir de carro. Nesse caso você terá que deixá-lo em um estacionamento que fica em (Atracadouro) Valença, pagando um valor diário. Vale lembrar que se quiser alugar um, temos um parceiraço que é a Movida!

Taxa de Entrada

Existe uma taxa para entrar em Morro de São Paulo, atualmente ela é R $25,00. Você deve pagá-la logo na entrada, assim que descer da lancha no porto.

Ah, se você precisar sair da ilha para algum passeio, não se preocupe. Não precisará pagar de novo. Por isso, guarde o comprovante!

O que fazer em Morro de São Paulo

o que fazer morro de são paulo

Bom, agora chegou a hora de montarmos o seu roteiro. Aqui vamos listar um checklist de coisas que você precisa fazer para ter a experiência mais completa possível.

Bora ver o que tem para fazer no Morro de São Paulo?

As Praias

Lá você tem: Primeira praia, Segunda praia, Terceira praia, Quarta praia e a Praia do Encanto.

Todas são boas, cada uma tem sua característica mais marcante.

Você pode percorrer todas elas a pé pela manhã e se estabelecer na Segunda, onde tem mais ofertas de serviços e para quem procura águas mais quentes a quarta praia é a melhor opção, com maré baixa formam piscinas naturais de águas realmente quentes!

Curtir uma volta na Ilha

Importante realizar o “Passeio volta a ilha”, esta é uma experiência única para quem quer conhecer as belezas da Ilha de Tinharé, visitará piscinas naturais de Garapuá e de Moreré (Em Boipeba), terá a possibilidade de almoçar uma lagosta no famoso restaurante do Guido em Boipeba.

Conhecer a cidade histórica de Cairu e degustar umas ostras e caranguejos num restaurante marítimo, por último conhecerá a Praia de Gamboa.

Apreciar o pôr de Sol na Toca do Morcego

Aproveite para curtir o mais maravilhoso pôr de sol do Morro de São Paulo no famoso bar/restaurante que há um tempo é considerado uns dos melhores pontos turísticos da ilha no TripAdvisor.

Passar um dia em Gamboa

A praia de Gamboa tem a possibilidade de chegar de 3 formas, lancha rápida, barco coletivo (geralmente vai a comunidade local é um preço mais barato) e se a maré estiver baixa dá para ir e voltar caminhando, tomar um banho de argila para cuidar da pele e aproveitar o dia de praia num dos bares da linda praia de Gamboa.

Fazer um passeio de 4×4 Garapuá

Se gostou do Passeio a Volta a Ilha e ficou com vontade de ficar mais tempo nas piscinas naturais, esta é a melhor opção.

Existem carros saindo diariamente dos receptivos (detrás da segunda praia), o valor varia entre 50 e 80 reais por pessoa e pode ir até os 120 dependendo se tem incluído ou não o almoço.

Mergulho Batismo no Morro de São Paulo

O Morro de São Paulo é ideal para os amantes do mergulho e também para quem começar a experimentar algo novo, o passeio se faz numa das agências localizadas entre a primeira e segunda praia, o mergulho é de aproximadamente 1 hora e inclui fotos.

O valor aproximado é de 200 a 250 reais.

 


 

Morro de São Paulo é um destino IMPERDÍVEL! E lembre-se: você pode garantir essa viagem direto com a gente. Basta clicar nesse link e comprar tudo online.

App Pinguim

Instale o app e tenha a sua viagem - e a sua comunidade viajante - na palma da sua mão!

O Pinguim conecta viajantes a destinos e comunidades com interesses comuns para promover experiências únicas. No Pinguim, a gente viaja junto! Bora?