Guia das Melhores Praias de Florianópolis

O que você precisa quando vai para uma ilha cheia de praias fantásticas com pouco tempo? Essa é fácil: um guia. Sendo assim, salve esse post, pois falaremos tudo que você precisa saber sobre as Melhores Praias de Florianópolis.

Aliás, salve essa oferta imperdível para Florianópolis!

Norte, Leste e Sul

A primeira coisa que você precisa saber sobre as praias de Florianópolis é que as praias são divididas por regiões: norte, leste e sul. Cada região tem uma característica diferente, que afetam muito no seu roteiro.

melhores praias de florianópolis

Praias do Sul

São mais distantes do acesso da ilha, por isso normalmente são menos movimentadas e possuem uma infraestrutura mais simples. São tão naturais que algumas só possuem acesso através de trilhas.

O que chama atenção nelas é exatamente isso. Possuem uma beleza selvagem, ideal para quem quer curtir um passeio mais voltado a apreciar a natureza.

Praias do Leste

No centro da Ilha ficam as praias famosas por causa do surf, como a praia de Joaquina, Campeche e Morro das Pedras, por exemplo.

Aqui encontramos praias naturais, mas mais movimentadas e com mais infraestrutura que as do Sul

Praias do Norte

Aqui é o oposto do Sul. Há uma concentração grande de residências e comércio, o que aumenta a circulação de pessoas e oferece uma estrutura melhor para os frequentadores. O acesso é mais rápido, já que são as praias mais próximas do acesso à ilha.

As praias também são bonitas, mas o forte aqui é o agito em torno delas.

Guia das melhores praias

Antes de começar nosso guia, é bom avisar: o conceito de “melhor” é muito relativo, então tentamos pegar praias mais conhecidas e destacar seus pontos. Mas uma dica importante de viajante para viajante: não se limite a esse guia. Use ele como um começo ou um acréscimo. Sugiro que você procure mais informações e monte sua opinião sobre o que é melhor.

Vamos lá?

Sul

Ribeirão da Ilha

melhores praias de florianópolis

Não pense em Ribeirão da Ilha como uma praia para se banhar e passar o dia na areia.

Ela fica voltada para o continente, então seu grande destaque é a vista e as águas calmas.

Além disso, parece um pequeno vilarejo com diversos restaurantes deliciosos, com destaque para os restaurantes de Ostra – mas bom avisar que são caros.

Praia de Naufragados

melhores praias de florianópolis

É a praia mais ao sul da ilha, com ondas fortes, ideais para surfistas corajosos.

Tem a beleza natural de uma praia pouco explorada pelo homem, mas o acesso até lá não é simples. Você pode chegar através de uma trilha com cerca de 3 km ou pegando uma embarcação na Praia de Caieiras (bom avisar que talvez seja uma viagem problemática para quem sofre com enjôos).

Lá também tem um Farol, que pode ser visitado através de outra trilha.

Pântano do Sul e arredores

melhores praias de floripa

É uma praia de pescadores, quase sempre deserta. Se destaca justamente por isso e pelo silêncio quebrado pelo raro impacto das poucas ondas do mar. É um lugar legal para se contemplar e passar um dia tanquilo

De lá você pode pegar uma trilha para a Lagoinha do Leste, uma das praias mais bonitas da ilha.

Se você quiser águas mais agitadas, pode ir para a Praia dos Açores, onde o mar é mais aberto. Próxima dela você encontra a Praia da Solidão e a Praia do Saquinho, uma pequena praia de areia muito clara.

Armação e arredores

armação

A Armação é uma das minhas praias favoritas. Por ser grande, ela tem diversas características. Há uma península contornada por grandes pedras, onde você pode ver aquele mágico encontro entre rochas e ondas. Dessa península você tem uma vista privilegiada da parte mais aberta da Armação e da Praia do Matadeiro que é próxima dali – e possui ondas mais fortes, ideais para surf (mas não recomendada para banho, pois há muitas pedras por ali).

Matadeiro

Como fica mais para cima, a praia da Armação tem uma estrutura melhor que as mais ao sul. Lá tem um “centrinho” onde pode comer ou comprar coisas. O acesso à praia é mais longe, o que preserva um ar selvagem, com poucas construções em seu entorno.

Parque da Lagoa do Peri

A Lagoa do Peri é ideal para quem prefere curtir água doce e lugares mais tranquilos. É um parque natural, com diversas trilhas e uma boa estrutura para quem quer passar o dia. É recomendada para famílias ou para grupos que querem um dia

Ali perto fica Morro das Pedras, que possui um mar agitado (oi, surfistas) e uma vista deslumbrante.

Campeche

melhores praias de florianópolis

É a praia mais residencial e provavelmente a mais movimentada das praias do Sul. Mas ela possui uma característica que faz com que dificilmente haja aglomeração de pessoas: uma longa faixa de areia.

A praia também se destaca por suas ondas fortes. Ela fica entre as praias de Joaquina (ao norte) e Morro das Pedras (ao sul), outras praias queridinhas pelos amantes do surf.

Outro grande destaque é a ilha do Campeche, que fica a 1,5 km da praia. Você pode chegar nela através de passeios de barcos e escunas que saem da Praia da Armação, Barra da Lagoa e da própria Praia do Campeche.

E vale a pena, viu. Além de uma praia singular, o lugar é cheio de trilhas que revelam uma natureza selvagem e sítios arqueológicos com inscrições rupestres e oficinas líticas com mais de 4.500 anos. Imperdível!

ilha campeche

Leste

Joaquina

joaquina

Falamos de surf até agora, mas nenhuma praia tem a fama que a Joaquina tem. Suas ondas têm fama mundial, inclusive recebendo etapas de circuitos de campeonatos internacionais.

Mas não se preocupe se surf “não é sua praia” (me desculpe por esse trocadilho).

Joaquina é uma excelente pedida para quem curte um lugar movimentado e naturalmente bonito. Destaque para suas belíssimas dunas de areia.

Praia Mole, Gravatá e Galheta

Outra praia famosa é a do Mole, que recebe esse nome por causa da sua areia fofa, que afunda os pés facilmente. É uma praia pequena, não chega a ter 1km de extensão.

Perto dela existe a praia da Galheta, onde a prática do naturismo é permitida e possui muitos adeptos. O acesso a ela é só através de trilhas.

Outra praia próxima é Gravatá, que também tem acesso através de trilha.

Barra da Lagoa

A praia em si é pequena, mas esse é um lugar cheio de destaques.

Primeiro pela estrutura. Por ser o maior bairro residencial, há muitos restaurantes.

Lá você encontra o Projeto Tamar, que nós do Pinguim tanto admiramos. Vale a pena visitar e, se puder, contribuir de alguma forma. Aliás, não é incomum ver Pinguins por lá!

Por fim, recomendo pegar a trilha para ir nas Piscinas Naturais da Barra da Lagoa. É um ótimo jeito de relaxar!

Lagoa da Conceição

Não tinha como ficar fora da lista de melhores praias de Florianópolis, mesmo não sendo uma praia.

Mas aqui encontramos uma ótima opção de lazer em um dos pontos naturais mais amados da cidade.

Lá tem diversas ofertas de esportes náuticos (stand ups, escunas, caiaques..), além de ser comum ver pessoas fazendo piqueniques ou passeio de pedalinho.

Você também vai encontrar ótimos restaurantes, eu adoro um que fica na costa e serve rodízio de camarões. Dá pra chegar de barco ou caminhando.

Norte

Moçambique

moçambique

Essa praia se destaca por ser a mais longa da ilha, com 7,5 km de extensão.

Outra característica é que, mesmo ficando no norte, ela tem pouco movimento e pouca estrutura comercial.

Ela não é uma praia tão recomendada para banho, pois possui ondas muito fortes e é área de tombo. Mesmo assim, recomendo se você quiser um dia mais tranquilo, onde admirar a natureza é seu maior objetivo.

Ah, lá eu também dou as caras em algumas temporadas!

Santinho

santinho

É umas das melhores praias de Florianópolis, principalmente em termos de visual.

O Costão do Santinho é uma das parte mais bonitas da ilha, na minha opinião. É um lugar bem fotogênico, ideal para quem quer tirar fotos marcantes.

A praia é boa também, com uma grande faixa de areia e mar agradável.

Com destaque para as dunas que a separam da Praia dos Ingleses. Além do visual, elas são ótimas para se divertir com uma prancha ou algo que escorregue.

Praia dos Ingleses

ingleses

Aqui já encontramos uma praia bem mais movimentada, onde estruturas comerciais tiram um pouco do ar natural das praias. Ingleses é bem residencial e possui um centrinho com muitos comércio.

As águas aqui são menos frias que as do Sul, o que atrai muitos turistas.

Praia Brava

Como o nome sugere, é uma praia de ondas fortes. Ou seja: mais surfistas!

Mas aqui há muito mais movimento do que as outras praias com essa característica, já que o bairro tem uma população maior e a estrutura na volta é montada para atender turistas, principalmente jovens em busca de agito.

Se você quer algo mais calmo por essa região, a indicação é a Lagoinha do Norte, que tem características mais comuns às praias do sul: menos estrutura e mais natureza.

Outra com essas características, mas com ondas muito mais calmas, é a Ponta das Canas. Essas duas citadas são mais para famílias ou amigos que querem apenas curtir algo mais calmo.

Canavieiras

É uma das praias mais famosas da Ilha, que atrai muitos turistas estrangeiros no verão. As areias de Canasvieiras estão quase sempre cheias e a água não é tão recomendada para banho quanto outras que citamos aqui.

Bom, dá para dizer que é para quem quer conhecer pessoas, ver agito e ter muitas opções do que comer e beber.

Outro destaque de Canasvieiras é seu trapiche, de onde saem vários passeios de escunas. Há um passeio de “barco pirata” que dá uma volta interessante por ilhotas e tem parada para banho no meio do mar.

Jurerê (tradicional e Internacional)

É muito difícil você não ter ouvido falar de Jurerê Internacional, famosa por suas baladas e suas mansões – que de tão bonitas acabam sendo ponto turístico.

A praia (tanto da parte tradicional quanto da internacional) é muito calma, quase uma lagoa. É ideal para quem quer tomar banho tranquilo.

Você pode emendar uma caminhada até a Praia do Forte, onde encontrará a fortaleza de São José da Ponta Grossa, um lugar fantástico para ser visitado.

Daniela

É uma praia bem mais calma, talvez a mais calma do norte. Sua orla é pequena, mas muito bonita e vale a pena investir para chegar cedo e curtir um dia lá. Conheço muita gente que coloca ela como uma das melhores praias de Florianópolis justamente por sua simplicidade.

Daqui também dá para ir para a Praia do Forte e ver a fortaleza.

Sambaqui

 

Esse vilarejo de pescadores não esconde suas raízes açorianas, tanto na arquitetura de algumas construções quanto nas manifestações culturais que costuma acontecer por lá.

Sambaqui é extremamente convidativo para um fim de tarde contemplativo.

Perto dali está outro lugar especial: Santo Antônio de Lisboa, um pedaço de Portugal em Florianópolis.

Cacupé

Essa é uma das praias menos conhecidas de Florianópolis. Além de ficar voltada para o continente, ela não é muita convidativa a banho e tem uma faixa estreita de areia. Sem o charme de Sambaqui ou Barra do Ribeiro, acaba sendo pouco citada.

Mas ela tem sua beleza particular, inclusive parece uma praia particular.

Eu destaco ela entre as melhores praias de Florianópolis por que é ideal para quem não tem muito tempo, está no Continente e quer pegar um bronzeado em um lugar próximo.

 


Aposto que esse guia das melhores praias de Florianópolis te deixou com muita vontade de curtir a Ilha da Magia.

Então aproveita que tenho boas ofertas para você. Veja essa, por exemplo: clique aqui.

No meu app tem muito mais ofertas, além de pessoas que podem compartilhar essa viagem com você.

App Pinguim

Instale o app e tenha a sua viagem - e a sua comunidade viajante - na palma da sua mão!

O Pinguim conecta viajantes a destinos e comunidades com interesses comuns para promover experiências únicas. No Pinguim, a gente viaja junto! Bora?