Dicas de segurança do Pinguim

Oi usuário, tudo bom?

O Pinguim app é todo sobre se conectar e conhecer pessoas novas. Nosso objetivo é que você nunca mais deixe de viajar por não ter companhia. Mas precisamos lembrar que estamos interagindo, em um primeiro momento, com desconhecidos. E por isso devemos tomar alguns cuidados. Para que a sua experiência seja a melhor possível e para que você preserve a sua segurança e de terceiros, separamos algumas dicas de segurança do Pinguim App. Se liga só:

NO APLICATIVO


1. PROTEJA SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS –
Nunca compartilhe informações pessoais, tais como:
– Números dos documentos;
– Endereço residencial ou comercial completos;
– Informações sobre vida profissional (local de trabalho) e financeira.

Limite-se a compartilhar em seu perfil (ou nas conversas) somente as informações que você considere relevante e/ou que se sinta confortável para dividir com outras pessoas, como por exemplo:
– Idade;
– Gênero;
– Orientação sexual;
– Hobbies;
– Gostos e opiniões.

Contudo, é interessante preencher a sua bio com algumas informações. Isso dará mais segurança para que outros Pinguins entrem em contato com você. Avaliar os destinos que já conheceu também complementa o seu perfil e mostra aos outros usuários o tipo de viagem que você gosta de fazer. Confira as dicas de como ter um perfil mais completo e atraente.

2. NUNCA ENVIE DINHEIRO E/OU COMPARTILHE SUAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS –
Dividir as contas é um dos pontos positivos em ter um companheiro de viagem. Mas isso aqui é muito importante, ok? Sob nenhuma circunstância envie ou receba dinheiro de outros usuários, especialmente por transferência bancária. Essas transações são quase impossível de serem revertidas ou rastreadas.

Além disso, não compartilhe informações que possam ser usadas para acessar suas contas financeiras. Estas informações podem ser usadas para aplicar golpes. Se algum usuário solicitar dinheiro ou suas informações financeiras, por favor, informe-nos imediatamente pelo E-mail ([email protected]).

3. ATENTE-SE A PERFIS FAKES –
Ninguém quer conversar com alguém que se passa por outra pessoa, né? E apesar de precisarmos zelar pela nossa privacidade, é sempre bom confirmarmos que somos realmente quem estamos dizendo ser.

Por isso, desconfie de usuários que se recusam a conversar por telefone, vídeo-chamada e até mesmo pessoalmente. Eles podem ser perfis fakes.

4. DENÚNCIE PRÁTICAS ILEGAIS E/OU COMPORTAMENTOS OFENSIVOS –
Nos ajude a manter a comunidade um local seguro e de acolhimento. Denuncie usuários que violem os termos e condições do nosso aplicativo.

Na aba “fale conosco” do nosso aplicativo, você pode selecionar o assunto problemas e enviar um e-mail para o nosso suporte, que te dará mais instruções de como agir.

5. PROTEJA O SEU PERFIL –
Ao criar um perfil no nosso aplicativo, escolha uma senha forte e evite realizar logins de outros aparelhos que não sejam o seu. Uma dica: o Pinguim App nunca enviará um e-mail para você solicitando seu nome de usuário e sua senha.

Caso receba um e-mail pedindo informações de conta, denuncie imediatamente para o nosso e-mail. ([email protected]).

FORA DA PLATAFORMA

Pronto, agora que você já sabe todos os cuidados iniciais que deve tomar na plataforma, vamos as medidas que você deve tomar para garantir a sua segurança e a de terceiros na hora de conhecer algum usuário pessoalmente. A primeira dica é que você conheça bem a pessoa antes de migrar da plataforma para outros canais e principalmente, para o contato pessoal.

COMPARTILHE SEUS PLANOS COM PESSOAS DE SUA CONFIANÇA –
Encontrou alguém legal e confiável para viajar, UHUL. Sucesso!! Mas mesmo assim, é importante tomarmos algumas precauções. Conte sempre a um amigo, parente ou alguém de confiança sobre seus planos, incluindo:
– Destino e roteiro completo;
– Contato das pessoas que estarão com você;
– Data e horários;
– Mantenha uma forma de comunicação ativa. (Exemplo: mantenha seu celular carregado e sob sua posse o tempo todo).

ENCONTREM-SE EM PÚBLICO –
Principalmente em um primeiro contato pessoalmente, sugira um local público e movimentado, como aeroportos, rodoviárias, hotéis, shoppings e afins. Nunca na sua casa, na casa da outra pessoa ou em outros locais privados.

Ah, outra dica importante é se encontrar diretamente em algum local de partida. Esteja no controle de seu transporte: evite oferecer ou aceitar caronas.

NÃO DEIXE SEUS PERTENCES SEM SUPERVISÃO –
Nunca se separe dos seus itens pessoais. Carregue seus documentos sempre junto de você. De preferência utilize de dispositivos com senha para manter seus pertences seguros.

TURISMO LGBTQI+

O Pinguim não aceita nenhum tipo de descriminação, preconceito e/ou abuso. Nossa bandeira é a da inclusão e do respeito. Mas sabemos que nem todo mundo e/ou todo lugar compartilha da nossa visão de igualdade. Por isso, é importante redobrar os cuidados se você se encaixa em alguma das letras da sigla.

DEIXE CLARO A SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL E/OU GÊNERO –
Sabemos que não há motivo algum para sentir vergonha de ser quem você é, mas este tópico pode ser delicado e causar um desconforto para ambas as partes.

Por isso, sugerimos e incentivamos que a transparência e o respeito reinem sempre nas interações entre os nossos usuários. E que a qualquer sinal de descriminação, seja feita uma denúncia imediata.

ATENTE-SE AOS DESTINOS –
Alguns países têm leis específicas contra pessoas LGBTQ+, por isso, ao viajar para um local novo, certifique-se que o destino é ‘gay-friendly’ e informe-se sobre quais tipos de proteção jurídica estão disponíveis com base na sua orientação sexual.

Caso esteja em um território onde não haja tal proteção, sugerimos que escolha um outro destino para a sua viagem. Você pode conferir as mais recentes leis de orientação sexual por país no site ILGA World.

O Pinguim preza pela sua segurança e diversão. Queremos que a sua experiência no nosso aplicativo seja a melhor possível. Por isso, pedimos que siga as nossas dicas e que entre em contato com o nosso suporte se houver qualquer dúvida quanto as nossas diretrizes e orientações.

Tenha uma boa viagem!
Um sorriso,
Pinguim.

App Pinguim

Instale o app e tenha a sua viagem - e a sua comunidade viajante - na palma da sua mão!

O Pinguim conecta viajantes a destinos e comunidades com interesses comuns para promover experiências únicas. No Pinguim, a gente viaja junto! Bora?