Copa do Mundo da Fifa Catar 2022™: A copa do ineditismo

A contagem regressiva para a Copa do Mundo da Fifa Catar 2022™, principal evento futebolístico do planeta, já começou e o mundo inteiro se prepara para conhecer mais sobre o moderno país árabe.

A cada quatro anos, o torneio é sediado em um destino diferente, e em 2022, será a vez do Catar receber o evento, que será realizado pela primeira vez no Oriente Médio. Mas essa não é a única novidade da edição.

A Copa do Mundo, normalmente, é realizada nos meses de junho e julho. Contudo, devido às altas temperaturas do verão no Catar, que passam dos 40 ºC, o mundial de futebol será realizado no outono, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, quando a temperatura oscila de 25 ºC a 30 ºC.

ESTÁDIOS E CONSTRUÇÃO DE CIDADES

O Catar está construindo, inteiramente, uma cidade que será capaz de receber 250 mil pessoas durante a Copa do Mundo.Essa também será a primeira vez na história do evento que os torcedores terão a possibilidade de assistir a até quatro jogos no mesmo dia. Isso porque os estádios estão localizados a uma distância máxima de 55 km um do outro, e estarão completamente integrados através de três linhas de metrô, facilitando o deslocamento.

Serão oito estádios extremamente modernos e tecnológicos, divididos em cinco cidades sedes: Doha (capital), Al Rayyan, Al Khor, Al Wakrah e Lusail. Um fato extremamente interessante é que o país está construindo, do zero, a cidade que receberá a abertura e final da Copa do Mundo da Fifa Catar 2022™! Lusail, que ficará situada a 25km de Doha, será a casa do principal estádio da competição, que terá capacidade para 80 mil pessoas.

O projeto tem previsão de entrega ainda para 2021, um ano antes da realização do evento, e a cidade contará com toda a infraestrutura necessária para receber até 250 mil pessoas. De rede hoteleira completa, a ilhas artificiais, o Catar não medirá esforços para transformar a nova cidade em um destino turístico completo.

TURISMO E CONECTIVIDADE

O Catar está muito bem localizado, próximo de destinos como Israel, Turquia, Seychelles e Maldivas.São esperados mais de 1.5 milhão de turistas rodando o país durante o evento, mais da metade da população do Catar. E esses turistas não terão dificuldades para chegar no país. Isso porque o Catar possui excelente localização geográfica e um hub invejável. São mais de 500 conexões internacionais e 66 companhias aéreas operando no destino.

Com voos diretos do Brasil*, o Catar tem se tornado um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. E a melhor parte é que, até o atual momento, você não precisa de um visto para entrar no país. É só apresentar um passaporte atual e válido por no mínimo seis meses, e a passagem que garanta o seu retorno ao país de origem.

*Atualmente, os voos se encontram suspensos por conta da pandemia da Covid-19.

Precisando renovar seu visto? A Schultz te ajuda nessa missão.

CULTURA

Os torcedores que pretendem viajar ao Catar devem, no entanto, pesquisar bastante sobre a cultura local, visto que o destino é um país de religião islâmica, e existem algumas ‘regras de convivência’ a serem seguidas.

O país tem uma restrição de bebidas alcoólicas, sendo possível consumi-las apenas em determinados bares e hotéis. Contudo, especialmente na Copa do Mundo, será possível comprar cerveja nas Fan Zones criadas pela Fifa, e até mesmo dentro de alguns setores dos estádios. Então os amantes da cerveja podem ficar mais tranquilos.

A atenção também tem que ser redobrada na hora de fazer as malas. Roupas como shorts, saias e vestidos curtos, decotes e peças que exponham o corpo são consideradas inadequadas, mesmo em um calor extremo.

O Pinguim é revendedor dos produtos oficiais da Torcida Brasil e irá levar você para conhecer e vivenciar toda a experiência, hospitalidade e conforto que o Oriente Médio tem para oferecer durante um dos principais eventos esportivos do mundo! Quer saber mais? Então clica aqui.

Este texto foi escrito em 12/05/2021.

App Pinguim

Instale o app e tenha a sua viagem - e a sua comunidade viajante - na palma da sua mão!

O Pinguim conecta viajantes a destinos e comunidades com interesses comuns para promover experiências únicas. No Pinguim, a gente viaja junto! Bora?