5 PAÍSES COM TRADIÇÕES DE ANO NOVO CURIOSAS

Ahh as tradições de Ano Novo… quando falamos sobre isso algumas coisas nos vem a cabeça. Uma festa em família, roupas brancas, fogos de artifício, pular as 7 ondinhas e muito champanhe, certo? Ceeerto, para o Brasil.

Existem inúmeras tradições de ano novo curiosas ao redor do mundo. Alguns países que nem se quer o comemoram ou o comemoram em datas diferentes por muito mais de um dia. Bora conhecer algumas delas?

1) Tailândia

tradições de ano novo

O Songkran (Ano Novo tailandês) indica a mudança da estação. Segundo o calendário astrológico indiano, inicia a época das chuvas. Tradicionalmente, as estatuas de Buda são lavadas com água de rosa e jasmim, e os habitantes oferecem aos monges budistas pratos festivos.

Também conhecido como o Festival das Águas, no Songkran as pessoas são cobertas em talco e argila branca, como simbolismo para purificação e renovação. Logo após, jogam agua uns nos outros pelas ruas, é difícil ficar seco, pois os habitantes molham qualquer um ao seu redor com pistolas d’água, baldes e mangueiras!

2) Grécia

grécia

No dia 1º de janeiro na Grécia não é comemorado o Ano Novo, mas sim o dia de São Basílio. Por ser considerado o patrono dos pobres, é montada uma mesa festiva, onde seu prato principal é a vasilopita (pão doce decorado com massa, baga e nozes).

Dentro da vasilopita é inserida uma moeda, e quem a tocar, segundo a tradição, será a pessoa mais feliz no ano que virá. Além disso, as crianças gregas deixam os sapatos junto a lareira à noite toda. Pela manhã, no seu interior encontram seus presentinhos de São Basílio.

3) Chile

tradições de ano novo

Devido a forte influência dos espanhóis, que colonizaram a região e dos indígenas, uma das principais tradições de Ano Novo no Chile é comer 12 grãos de uva. Mas porque? Um grão para cada badalada do relógio a meia noite, segundo a crença popular o sabor dos grãos (amargos ou doces) ditarão como será cada mês do novo ano.

Além disso, a uva é utilizada por ser uma fruta extremamente abundante na região, sendo o Chile famoso por suas vinícolas. Você sabia que na cidade de Talca os moradores celebram a virada do ano no cemitério da cidade? Pois é, este é um costume da cidade, conta com a realização de um ato religioso e até a presença do prefeito!

5) Austrália

tradições de ano novo

Apesar de algumas similaridades com o réveillon brasileiro, os australianos não costumam se vestir de uma certa cor como é comum aqui no Brasil. Então, não se assuste se vir os locais de preto no ano novo.

Na Austrália as crianças não precisam ficar acordadas até a virada do ano para ver o show de fogos, isso porque é uma das tradições de Ano Novo, em Sydney principalmente, o show de fogos exclusivo para os pequeninos as 21hrs. Outra diferença é a impossibilidade de consumir bebidas alcoólicas em locais públicos, mesmo que no ano novo haja uma tolerância maior do governo quanto a isso, o consumo somente é permitido em locais determinados.

 

Curtiu as tradições réveillon diferentes? Qual você gostaria de vivenciar? Se você é do time de curiosos mas que prefere passar o ano novo do jeitinho brasileiro, confere aqui ofertas IMPERDÍVEIS para o Réveillon 2022.

App Pinguim

Instale o app e tenha a sua viagem - e a sua comunidade viajante - na palma da sua mão!

O Pinguim conecta viajantes a destinos e comunidades com interesses comuns para promover experiências únicas. No Pinguim, a gente viaja junto! Bora?